Registrar
Hoje é Qui Jul 29, 2010 5:02 pm

Iniciante, como escolher sua guitarra?

Ver tópicos ativos

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 11 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 MensagemEnviado: Ter Jul 14, 2009 12:50 pm   

Data de registro: Ter Jul 14, 2009 11:11 am
Para inaugurar o fórum aqui da Guitarmind resolvi criar um tópico que faz tempo que tenho vontade de escrever, e que acho que pode ser de grande ajuda pra quem estiver começando no mundo da guitarra agora e ainda não sabe onde colocar o seu rico dinheirinho!
Antes de sair e comprar a primeira guitarra que você vê na frente tem algumas perguntinhas que você deve fazer pra você mesmo e algumas informações a considerar, vou tentar colocar algumas informações que eu considero importantes e que espero que sejam de ajuda!
Então vamos lá:

Que tipo de som você quer tocar?
Parece uma pergunta meio boba, mas não é não. Dependendo do tipo de música que você quer tocar escolher a guitarra "errada" vai deixar as coisas um pouco mais dificeis. Claro que você pode tocar qualquer coisa com qualquer guitarra, mas principalmente no timbres se nota a diferença.
Vamos supor que o meu idolo para começar a tocar guitarra seja o Zakk Wylde.
Como dá pra ver ele gosta "um pouquinho" de Les Pauls. Ficaria meio dificil por uma série de motivos tem um timbre "do tipo" dele com uma Telecaster. Do mesmo modo que se você gosta mais de Bruce Springsteen a Telecaster é uma escolha melhor do que a Les Paul.
Então olhar que tipo de guitarra seu idolo usa é um bom jeito de começar (mas calma, ainda tem muito mais coisas...)

E se eu não souber exatamente o que quero tocar?
Bom isso é muito comum, aconteceu (e ainda acontece) comigo e com muitas outras pessoas.
Nesse caso o melhor a fazer seria pegar uma guitarra versatil. Uma Stratocaster é conhecida por ser "rainha da versatilidade" e realmente se você prestar atenção tem gente que toca de tudo com uma, se você considerar a versão com um humbucker na ponte você aumenta um pouco mais as opções. Apesar do exemplo da 1º pergunta, as Les Pauls tambem são bem versáteis e podem ser encontradas em uma infinidade de estilos...

Quanto eu tenho pra gastar?
Isso também é importante. Normalmente quem está começando não pode ou não quer gastar uma nota preta sem saber exatamente se vai gostar e continuar. Então é uma questão de pesquisar marcas, modelos e lojas e ver o que melhor se encaixa no seu bolso e no seu gosto no momento. Só lembrando que não é bom gastar todo o dinheiro que você tinha separado pra isso com a guitarra. Você ainda precisa de, pelo menos, um amplificador pra poder tocar, então é importante separar uma graninha pra ele!

O que influencia no meu som?
Bom, muitas coisas influenciam no som. Mas a principal é a madeira.
A madeira da qual é feita sua guitarra é a base do timbre dela. Depois vem os captadores, amplifcador, efeitos...

Madeiras:
Existem muitas madeiras que são utilizadas pra fazer guitarras. Nenhuma é melhor nem pior, mas têm suas caracteristicas próprias.

Mahogany (Mogno)
Imagem
É uma madeira pesada, macia, que produz um som rico em harmônicos e "gordo", rica em graves e médios.
É uma madeira nobre e por isso costuma ser mais cara. Por isso modelos tradicionalmente feitos com Mogno (Les Pauls e SGs por exemplo) costumam ser mais caros. Mas cuidado, se é a sonoridade clássica da Les Paul que você quer, não compre gato por lebre! Uma Les Paul feita com uma madeira diferente vai ter outra sonoridade! Então se você olhar a "ficha" de uma Les Paul ou SG e a madeira não for Mogno, dê uma pesquisada pra saber se é uma madeira parecida com o mogno, se não for o som não vai ser fiel ao original!

Alder
Imagem
É uma madeira mais leve, com um som mais cristalino e estalado, rico em médios. É uma madeira relativamente mais comum e por isso costuma ser mais "em conta" que os modelos feitos de Mogno. É uma madeira muito usada em Stratocasters. Outas madeiras com as mesmas caracteristica spodem substituir o Alder sem problemas, vale a pena dar uma pesquisadinha.

Ash (Freixo)
Imagem
Tem caracteristicas relativamente parecidas com o Alder, mas tem o som ainda mais estalado e puxado pros agudos. É a madeira clássica das telecasters.

Basswood
Imagem
É uma madeira muito usada, com timbre parecido com o Alder só que mais "em conta". Muito usada em "guitarras de metal" como a série RG da Ibanez, muitas guitarras Jackson entre outras.

Maple
Imagem
Uma madeira muito dura e pesada. Normalmente é usada no braço pois como é muito dura suporta bem a tenção do braço. Tambem é usada como "top" em guitarras de mogno para adicionar mais frequencias agudas ao som.

Rosewood (Jacarandá)
Imagem
Normalmente usada em nas escalas (apesar de existirem escalas de maple também), é uma madeira bem pesada, mas que responde bem a todas as frequencias e "balanceia" um pouco o timbre da guitarra.

Que marca escolher?
A escolha da marca depende de uma série de fatores... mas o primeiro e mais importante é saber se é uma marca "honesta". Ou seja, cuidado com marcas muito desconhecidas e muito baratas, é bom dar uma pesquisada antes se você nunca ouviu falar naquela marca que tá vendendo uma startocaster nova por R$200.
As marcas "clássicas" como Gibson e Fender costumam fugir um pouco (ou muito) da realidade dos nossos bolsos, principalmente iniciantes. E mesmo suas "sub-marcas" (Epiphone e Squier respectivamente) as vezes são salgadas de mais, ou você acha coisa melhor pelo mesmo preço. Uma boa opção são as marcas nacionais, como a Tagima e a Condor.
Existem muitas marcas de muitos preços diferentes, então vai depender de um pouco de pesquisa e de testar nas lojas. Lembre-se, o mais importante é estar tocando um instrumento do qual você gostou do som, tente não se deixar levar muito pelo nome das grandes marcas e sim pelo seu ouvido na hora de testar!
Vou fazer uma listinha rápida de algumas marcas populares e seus respectivos sites para que os interessados dare uma olhada!

Gibson
Fender
Ibanez
Condor
Jackson
Washburn
Epiphone
Crafter
ESP
Eagle
Dean
Yamaha
B.C.Rich
Tagima
Squier
Gretsch
Schecter
Music Man

Bom, é isso. Espero que tenham gostado e que tenha sido util!
Qualquer duvida, perguntem! Isso é um forum e eu terei o prazer de responder, se eu não souber alguem mais experiente pode sanar sua duvida!

Abraços!

Perfil WWW  
 MensagemEnviado: Qui Jul 23, 2009 4:59 pm   

Data de registro: Qui Jul 23, 2009 4:48 pm
Bom topico!

quando eu fui comprar minha guita, so pude levar em consideracao o dinheiro, peguei umas strato de 200 reais :P , a marca eh Memphis(ou algo assim, deu branco heheh...).

bem legal essa parte das madeiras, voce sabe onde eu posso arrumar algo nesse tipo assim? o nome e a caracteristica da madeira? quem sabe ate um topico assim hehehe

abracos!

MensagemEnviado: Qui Jul 23, 2009 7:41 pm   

Boa tarde bruno!
Que bom que gostou do tópico!

Principalmente (mas não só) quando agente tá começando a grana conta e muito na hora de comprar um instrumento. Pelo que sei a memphis não é ruim, é um nstrumento barato, tme seus defeitos, mas pelo menos é (pelo que me consta) de madeira mesmo. O que mais me preocupa são marcas como Tonante e Jennifer, entre outras mais "etsranhas" ainda, que dizem ter várias feitas de compensado, o que não é anda bom. (além de que eu já vi uma Tonante que era completamente torta!)
Minha 1º guitarra foi uma Condor RX-30 de R$350. è uma guitarra boa se você que saber, pra começar foi exelente. Se não tivesse surgido uma boa oportunidade eu não teria comprado outra guitarra ainda, ou talvez eu até nem comprasse só fosse melhorando ela!

quanto a sua pergunta das madeiras, não se se eu entendi bem, mas vou responder como eu entendi.
Tem coisas legais sobre as madeiras das guitarras nesse site e esse tópico no orkut
dos lugares que eu li foram os que eu achei melhor explicadinho, inclusive foram uma base de boa parte desse tópico!

abraços o/

Perfil WWW  
 MensagemEnviado: Ter Jul 28, 2009 2:38 pm   

Data de registro: Ter Jul 14, 2009 9:12 am
Muito bom esse tópico.

Lembro-me de qndo comprei minha primeira guitarra também... tava nem ae pra madeira, timbre essas coisas, soh queria saber se ia conseguir comprar guitarra, amplificador e cabo com R$ 500 haiuhauiah

Naquela epoca nem timbre eu sabia o que era :lol:

Comprei uma Condor RX-20 se não me engano (aquela que ta escrito "Rocky" na mão)

MensagemEnviado: Sáb Ago 01, 2009 8:58 pm   

Data de registro: Sáb Ago 01, 2009 8:22 pm
As madeiras sem dúvida, se não, é um dos mais importantes requisitos em guitarras, mas é bom tomar cuidado com equipamentos de segunda mão, pois eles podem estar com alterações do tipo: Captadores, Tarrachas e outros acessórios importantissimos.

MensagemEnviado: Seg Ago 03, 2009 10:28 pm   

TauanCWB escreveu:
Muito bom esse tópico.

Lembro-me de qndo comprei minha primeira guitarra também... tava nem ae pra madeira, timbre essas coisas, soh queria saber se ia conseguir comprar guitarra, amplificador e cabo com R$ 500 haiuhauiah

Naquela epoca nem timbre eu sabia o que era :lol:

Comprei uma Condor RX-20 se não me engano (aquela que ta escrito "Rocky" na mão)

Tauan, que bom que gostou.
Quando comprei minha primeira guitarra também foi assim, comprei uma Condor Rx-30 que fez muito bem o serviço dela por dois anos, e só comprei outra guitarra por ter surgido uma oportunidade um tanto quanto irresistivel.
A minha experiencia com a minha Condor, e opiniões que já ouvi de outras pessoas é que elas são guitarras "honestas". Os modelos mais "top" da condor são guitarras boas, principalmente considerando o custo-benefício. E as mais simples como a minha e a sua são bem especificas para iniciantes, os captadores, ferragens, tarrachas, não são "lá aquelas coisas" mas pelo menos é de madeira, e as guitarras são bem feitas com um custo-benefício exelente principalmente para um iniciante.

Renato Silva escreveu:
As madeiras sem dúvida, se não, é um dos mais importantes requisitos em guitarras, mas é bom tomar cuidado com equipamentos de segunda mão, pois eles podem estar com alterações do tipo: Captadores, Tarrachas e outros acessórios importantissimos.

Renato, sem dúvida alguma é muito comum modificaçoes nas guitarras. Normalmente quando se troca as tarrachas elas são trocadas por tarrachas de melhor qualidade, o que não apresentaria muito problema no caso de comprar uma usada com tarrachas que não são as originais.
O mesmo para os captadores, mas o problema dos captadores é que é algo muito PESSOAL, e você pessoalmente pode não gostar do som que aquele captador deu à guitarra, que para o antigo dono podia ser perfeito.
Esse é um dos motivos de eu normalmente não recomendar que iniciantes comprem guitarras usadas, mas principalmente porque as vezes alguns problemas e defeitos podem passar despercebidos pelo comprador iniciante, mas com cuidado e um pouquinho de pesquisa instrumentos usados são sempre uma boa opção!

Me lembrei agora, outra coisa que não recomendo muito para iniciantes são as guitarras com ponte do tipo "Floyd Rose", também chamadas de "Locking Tremolo" ou "Ponte Flutuante", pois apesar do recurso interesante é uma ponte que dá trabalho para regular e afinar e que não tem tanto uso nas mãos de um iniciante.

Abraços

Perfil WWW  
 MensagemEnviado: Ter Ago 04, 2009 12:50 pm   

Data de registro: Ter Ago 04, 2009 12:45 pm
Meu caro,
Me diz o que vc acha da Washburn wg530

MensagemEnviado: Sáb Ago 08, 2009 2:06 pm   

Data de registro: Sáb Ago 01, 2009 8:22 pm
Ricardo Leme escreveu:
Meu caro,

Nunca usei esta guitarra, ms ouvi muitos comentários dizendo que é uma ótima guitarra! Algumas possoas disseram que o captador da ponte é um pouco fraco, mas eu não posso afirmar nada!

MensagemEnviado: Seg Ago 10, 2009 10:55 pm   

Renato Silva escreveu:
Ricardo Leme escreveu:
Meu caro,

Nunca usei esta guitarra, ms ouvi muitos comentários dizendo que é uma ótima guitarra! Algumas possoas disseram que o captador da ponte é um pouco fraco, mas eu não posso afirmar nada!

Era exatamente o que eu ia responder... Tambem nunca toquei com essa guitarra para poder dar uma opinião mais sólida, mas pelo pouco que dei uma olhada agora pela internet vi bons comentários sobre ela.
Olhando no site da própria Washburn eu não vi a guitarra lá, então pode ser que o modelo tenha sido descontinuado, se for o caso e for comprar uma usada de uma boa olhada nos detalhes da guitarra, epde pra testar antes, só pra confirmar se esta tudo direitinho!

Perfil WWW  
 MensagemEnviado: Sex Ago 21, 2009 2:04 pm   

Data de registro: Sex Ago 21, 2009 1:47 pm
Pô, curti o tópico. :D
Ajudou bastante... tinha dúvidas sobre madeiras ainda. :x
Continue assim cara! ;]
Só acho que deveria rolar um tópico sobre "alguns segredos de guitarras, guitarristas" e talz.
Tipo uma guitarra meio blues/country.
Tenho curiosidade em saber que equips eles usam pra ter aqueles sons, timbres característicos e talz.
Vlw. :D

(:

Perfil WWW  
Criar novo tópico Responder Tópico  [ 11 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2  Próximo

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]